quarta-feira, 25 de maio de 2016

A Primeira Pilha Elétrica

Um dos itens mais presentes no nosso dia-a-dia são as pilhas elétricas, seja em máquinas fotográficas, rádios, controles ou brinquedos. Através das reações de óxido-redução, esses aparelhos se tornam capazes de modificar energia química em energia elétrica. Embora o homem conhecesse a eletricidade desde a Grécia antiga, seu aproveitamento e o conhecimento de sua natureza só começaram a surgir a partir do fim do século XVIII. Nessa época, a eletricidade era produzida por fricção (eletricidade estática), não se conhecia ainda a corrente elétrica, tal como chamamos hoje.

A partir de 1600 que começou o processo que levou à invenção das pilhas e baterias, quando o físico alemão Otto von Guericke idealizou a primeira máquina capaz de produzir eletricidade. Por volta de 1780, o médico e investigador italiano Luigi Galvani descobriu que a eletricidade podia ser guardada nos músculos, sendo os nervos capazes de transferir essa energia. A partir de então que os estudiosos iniciaram a investigação do uso da química na geração de energia elétrica.

Alessando Volta (1745-1827)
Até que o físico italiano Alessandro Volta, um dos estudiosos, percebeu que os melhores componentes químicos para a produção de eletricidade eram zinco e prata. Mais ou menos em 1800, ele elaborou um dispositivo feito em diversas camadas destes metais, separadas por um disco de material poroso embebido numa solução e sal. Volta é considerado o criador das pilhas elétricas, que desencadeou os diversos avanços no ramo da eletroquímica.

Na pilha de Volta, o disco de cobre funciona como cátodo (terminal +), a salmoura o é eletrólito e o disco de zinco serve de ânodo (terminal -). Quando ligado os fios de cobre ao topo e à base da pilha de células, completa-se um circuito eléctrico que causa uma reação química que libera elétrons do ânodo, que são absorvidos pelo cátodo. Este produz um fluxo de 1,1 V de eletricidade a partir de cada célula da pilha.
A pilha voltaica foi a primeira bateria a produzir uma fonte constante de eletricidade, que permitiu e inspirou muitas novas descobertas e invenções elétricas.

Pilha Voltaica de Alessando Volta

Nenhum comentário:

Postar um comentário