segunda-feira, 9 de maio de 2016

Física: Natureza e Tecnologia

A física, como o próprio nome grego já indica (physis = natureza), é uma das muitas ciências que estudam tudo o que ocorre na natureza, sendo esta última denominada de fenômeno natural. Mas a palavra fenômeno remete imediatamente em nossa memória a acontecimentos extraordinários, porém neste contexto, a ação da natureza não precisa ser necessariamente incomum para se enquadrar como um fenômeno natural. Desde roupas secando em um varal, até uma onda no mar, ou a queda de uma maçã da árvore são fenômenos naturais.

Exemplos de áreas estudadas pela física são:

  • Mecânica: Estuda o movimento e repouso dos corpos, como por exemplo, o movimento dos planetas, astros e corpos celestes no espaço.
  • Termologia: Estuda o calor e as temperaturas, como por exemplo os estados sólido, líquido e gasoso da água e suas transições.
  • Óptica: É a parte da física que, entre outras aplicações, explica a formação do arco-íris e ainda fornece conhecimento necessário para o desenvolvimento e criação de aparelhos como o microscópio óptico.
  • Ondulatória: É o estudo de qualquer perturbação (pulso) no ambiente, explicando a formação das ondas do mar, propagação das ondas sonoras e até mesmo a coloração de bolhas de água e sabão.

  • Eletricidade: Estuda a causa das descargas elétricas na atmosfera, o conjunto de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas estacionárias ou em movimento. Já a Eletricidade e Magnetismo trata de gravações de informações em cartões magnéticos, fitas de áudio e vídeo,etc.
  • Física Moderna: É um processo estudado por ela a fusão nuclear, presente tanto na liberação de energia pelo Sol como na explosão de uma bomba de hidrogênio.
Como podemos notar de acordo com as informações acima, a física é de extrema e fundamental importância para todas as ações que realizamos diariamente, seja cozinhar ou dirigir um carro, é graças à física que podemos realizar.
Então antes de dizer que odeia ou não gosta física, pense bem em como e onde você estaria se ela não existisse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário