quarta-feira, 8 de junho de 2016

8 de Junho: Dia Mundial do Oceano


O dia 08 de Junho é consagrado pelas Nações Unidas como o dia Mundial dedicado aos oceanos, sendo uma oportunidade de examinar o tesouro que os oceanos representam para o nosso planeta, e para lembrar também que os oceanos representam três quartos da superfície do nosso planeta azul.

Desde a origem da vida humana, os oceanos desempenham papel imprescindível não somente para o homem, mas para todo o planeta. Temos como exemplo o fato de que a sua existência foi um dos fatores que permitiram que a vida se originasse na terra a cerca de 4,5 bilhões de anos. A partir daí os oceanos foram cada vez mais se fazendo presentes e necessários em nossas vidas quase que imperceptivelmente.

Os oceanos se fazem necessários, ainda mais hoje com a grande demanda tecnológica e energética que a crescente população mundial exige, em contextos totalmente inimagináveis, onde desempenham funções extraordinárias.

A começar pela manutenção da vida do planeta, os oceanos são os responsáveis pelo regulamento da temperatura, produção de grande parte do oxigênio (O²) existente, caracterização dos diversos tipos de clima, "abrigo" para cerca de 80% das espécies de vida existentes no planeta terra e etc.

Do ponto de vista econômico, os oceanos estão presentes na pesca (alimentação, que ultimamente tem sido um problema devido à grande demanda de alimentos provocada pelo aumento da população mundial), extração de minerais em geral, deslocamento (transporte hidroviário) de navios/barcos menores (importação e exportação de materiais...), desempenha função turística e etc.

Do ponto de vista político, os oceanos também têm como função separar, dividir e/ou agir como fronteira para os continentes, países e afins. Vale destacar que, países que se encontram no litoral, ficam dependentes de outros países em relação à produção destinada a exportação, receber importações... Além de se tornarem mais vulneráveis quanto à defesa do seu país.

Embora os oceanos pareçam infinitos, sua capacidade de resistir às atividades humanas é limitada, particularmente porque eles também enfrentam as ameaças colocadas pelas mudanças climáticas.

Em 2016, as celebrações do Dia Mundial contam com o tema “Oceanos saudáveis, planeta saudável”. Atividades na sede das Nações Unidas em Nova York e em outras partes do mundo vão chamar atenção para os riscos associados ao despejo de cerca 20 milhões toneladas de plástico nos mares por ano.

A poluição provocada por esse tipo material ameaça não apenas os animais aquáticos – que confundem as micropartículas de plástico com alimento –, mas também as pessoas que comem essas espécies e podem acabar ingerindo o poluente.

Seja no litoral ou no alto-mar longe de todos, a salvaguarda de sítios marinhos ricos em biodiversidade é essencial para se garantir o uso sustentável e de longo prazo de recursos naturais preciosos.

 Comlurb tira 40 toneladas de lixo deixado na praia de Copacabana; 'montanha' de resíduos tenta conscientizar banhistas
Lixo na praia de Copacabana
Um dos meios mais comuns de poluição dos oceanos são através das praias. Famílias passam o dia nas areias, consumindo alimentos, e no fim deixam seus rastros de embalagem e restos pelo caminho. A maré sobe, arrastando assim todo o lixo para mar adentro. 

O período do ano em que tal evento mais ocorre é durante as festas de Ano Novo, como na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde são retiradas toneladas de lixo após os shows todos os anos. Na virada do ano de 2015 para 2016, a Comlurb coletou um total de 363,5 toneladas de lixo da orla de Copacabana, mesmo com 1600 lixeiras no local.

Aproveite este dia e repense em suas ações. Vá a praia com consciência. Guarde e jogue seu lixo no lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário