Um campo magnético não atua sobre cargas elétricas em repouso, mas se pegarmos esta carga e lançarmos com uma velocidade v em direção a uma área onde há um campo magnético B pode aparecer uma força F atuando sobre esta carga, denominada força magnética. As características desta força magnética foram determinadas pelo físico Hendrick Antoon Lorentz (1853-1920).
A intensidade da força magnética pode ser obtida por:
FM = força magnética
|q| = módulo da carga elétrica
V = velocidade da carga elétrica
senα = ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético B
A força magnética tem um papel fundamental em todas as áreas da física, como Teoria de campos, física de partículas e etc. Como exemplo, ela é essencial para que aceleradores de partículas funcionem. Mas como se pode pensar a força magnética em termos matemáticos? Essa força, assim como todas as outras forças existentes, é uma grandeza vetorial, no entanto ela possui uma direção, um sentido e um módulo (tamanho). O sentido da força magnética pode ser estudado usando a regra da mão direita.
A regra da mão direita diz o seguinte:
O dedo polegar deve ser colocado sempre no sentido da velocidade v, os outros quatros dedos parados devem sempre ser colocados no sentido do campo magnético B, finalmente a força magnética terá o sentido da sua palma da mão como se você estivesse empurrando a palma da sua mão. Nesse caso, a regra da mão direita é também conhecida como regra do tapa. O desenho abaixo serve para descrever melhor esse método.
Nenhum comentário:
Postar um comentário